Quais os benefícios das meias de compressão?

por Analistas
5 minutos Ler
benefícios das meias de compressão

Muita gente tem dúvidas a respeito dos benefícios das meias de compressão. E, ao contrário da ideia geral, o uso dessas meias não é nada desagradável.

Inegavelmente, se usar uma meia de compressão apropriada para o tipo de problema de saúde apropriado , vai notar de imediato um efeito de alívio, sendo um verdadeiro tratamento para as suas pernas.

De forma automática, ao vestir uma meia de compressão, irá ocorrer uma maior pressão por toda a área vestida. Tal força da meia faz com que o diâmetro da veia seja diminuído, ajudando assim as válvulas venosas a fechar-se outra vez amenizando a quantidade de sangue que reflui para as pernas.

Portanto, os benefícios da compressão para tratamentos dos problemas vasculares são inúmeros desde que aplicados de forma adequada. 

Vantagens do uso das meias elásticas

São muitas as vantagens para os usuários das meias, entre elas:  

  1. Auxiliam a evitar problemas circulatórios que surgem na gravidez

Ou seja, neste período ocorre um considerável aumento no volume de sangue circulando pelo corpo, além do aumento do útero, o que implica na elevação da pressão das veias que drenam o sangue oriundo dos membros inferiores e da cavidade abdominal.

Por consequência, as gestantes estão propensas a desenvolver doenças venosas e problemas circulatórios nas pernas. 

Por isso, o uso das meias de compressão fará com que esse excesso de pressão seja controlado, melhorando a circulação sanguínea na região. 

  1. Amenizam as dores e a sensação de pernas pesadas

Sem dúvida, a principal indicação das meias de compressão medicinais é ajudar o retorno do sangue das pernas para o coração. 

Quando há alguma dificuldade nesse processo, surgem as varizes, inchaços e doenças venosas crônicas.

Por certo, com o uso das meias é possível amenizar as dores e a sensação de pernas pesadas que com frequência surgem após longos períodos em pé. Isso porque elas são capazes de reduzir o diâmetro das veias e aumentar a velocidade de deslocamento do sangue. 

  1. São aliadas no combate a várias doenças venosas

Além das varizes, as meias de compressão também são muito eficazes no combate a várias outras doenças venosas tais como: trombose, inflamação das veias superficiais e profundas (flebite) e insuficiência venosa crônica.

Elas reduzem os inchaços provocados por essas doenças. 

A compressão graduada (mais forte no tornozelo e menor conforme sobe pela perna) acelera o fluxo de sangue de volta ao coração. Quando se movimenta a perna, a meia forma uma barreira externa para os músculos, proporcionando uma ação de bombeamento muscular mais e eficaz.

4.  A celulite pode ser amenizada com o uso das meias

Uma das questões de saúde que mais trazem incômodo para as mulheres são as celulites. Essa é uma condição que pode estar relacionada à alimentação, fatores genéticos e hormonais. 

Diante disso, além de algumas medidas simples, o uso das meias de compressão contribui sensivelmente para a redução desse problema. 

Isso porque, elas melhoram a circulação, reduzem a retenção de líquidos e o inchaço nas pernas, além de promoverem a drenagem linfática. Em geral, os efeitos positivos do seu uso são notados em até 60 dias.

5. Muito benéficas para os atletas

Os atletas podem se beneficiar do uso das meias de compressão antes, durante e após a prática de atividade física. Um desses benefícios é a melhora da oxigenação nos músculos. 

Assim também, as meias aceleram a eliminação do ácido lático, fornecem suporte muscular para a perna, previnem lesões, oferecem um maior equilíbrio entre os ligamentos e articulações, mantém a temperatura corporal e ajudam a propriocepção. 

Por isso, como se percebe, as meias oferecem diversas vantagens para quem as utiliza. Elas não causam incômodo, na verdade o efeito é outro, pois, ao vesti-las você sentirá um verdadeiro alívio.

Diferença entre as meias de compressão elástica e as de descanso

Importante destacar que a diferença básica entre esses dois tipos de meias é que as de compressão (média e alta) são utilizadas quando a pessoa  já apresenta algum problema na circulação sanguínea.

Dessa forma,  elas vão auxiliar no processo de retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. 

Sem dúvida, as meias de compressão são aliadas  no tratamento de trombose, assim como no alívio de doenças venosas crônicas, entre outros problemas ligados à circulação de sangue.

Por outro lado,  as meias de descanso (suave compressão) são indicadas para as pessoas que ainda não apresentam nenhum tipo de problema venoso. 

Nesse sentido, elas não têm pressão regressiva controladora, razão porque são utilizadas apenas como uma medida preventiva e não podem substituir o uso das meias de compressão

Assim, as referidas meias de descanso proporcionam evitar as temíveis varizes e amenizam as dores do dia a dia — que provocam cansaço e retenção de líquido.

É interessante que em ambos os itens você procure  orientação profissional para o uso, pois cada situação requer meias específicas. Então, para que você tenha o resultado esperado, consulte um especialista.

Embora causem o mesmo efeito, há diferentes tipos de meias. Hoje  os modelos encontrados no mercado são 3/4 (panturrilha), 7/8 (meia coxa) e meia-calça. Já as linhas se dividem em medicinal, preventiva, estética e esportiva. 

Gostou do conteúdo? compartilhe com amigos e em suas redes sociais.

Related Posts

Deixe um comentário