As Meias Antitrombo são Esterilizadas?

por Analistas
4 minutos Ler
As Meias Antitrombo são Esterilizadas?

Se você passou recentemente por uma cirurgia de trombose venosa profunda (TVP)  ou  está com a mobilidade reduzida por algum outro motivo, é importante ficar atento ao fluxo sanguíneo das suas pernas. 

A trombose venosa profunda (TVP) é causada pela formação de coágulos de sangue (trombos) no interior das veias profundas. 

Em grande parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também surgir nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Estima-se que cerca de 180 mil novos casos de trombose venosa são registrados no Brasil a cada ano, sendo que ela também pode causar embolia pulmonar. 

Dessa forma, casos de insuficiência venosa dos membros inferiores podem ser agravados em algumas pessoas, com o surgimento de trombos

Nestes casos, o uso de meias antitrombo poderá auxiliar na recuperação ou tratamento, pois contribuem para evitar a formação dos coágulos.

Adquira Meias Antitrombo Esterilizadas

Ao se submeter a uma cirurgia, é  importante lembrar que as meias elásticas anti trombo devem ser levadas lacradas e esterilizadas, sendo abertas na sala de cirurgia. É  a equipe de enfermagem que fica encarregada de calçá-las.

Por exemplo, a meia antitrombo Sigvaris 18-23 mmHg panturrilha unissex ponteira aberta é um modelo indicado para pacientes que se submeteram a procedimentos cirúrgicos por mais de duas horas, e é esterilizada com óxido de etileno.

Outra opção são as meias Venosan AES – antiembolia e antitrombo – ajudam no aumento da velocidade da circulação venosa no sangue e também são esterilizadas com óxido de etileno. 

O uso de meia antitrombótica deve ser recomendado nos primeiros sete dias após a cirurgia.

Ao Receber Alta, Devo Lavar as Meias de Compressão em Casa?

Sim, não só as meias antitrombo, como todas as meias de compressão devem ser lavadas diariamente (ao logo após seu uso), pois são produtos de uso “intimo”, onde há contato direto com a pele.

Para isso, você deve fazer uso de  água fria ou morna e sabão neutro. A  temperatura da água não deve ultrapassar 40°C.  Para proteger a peça, recomendamos virar a peça do avesso antes de lavá-la e também não usar alvejantes ou amaciantes de roupas.

Por Quais Motivos Devo Lavar as Meias?

  • Primeiro por uma questão de higiene, pois toda a sujeira do suor fica impregnada na meia.
  • Outra razão é para que ela volte a fazer a compressão correta. Quando usada sem lavar, a meia de compressão pode deixar de fazer a pressão necessária para sua finalidade.
  • Já que a meia fica em contato direto com a pele, a nossa transpiração penetra nos fios da meia e o líquido do suor evapora. Mas, os resíduos ficam, causando problemas no uso recorrente sem lavar. Entre as consequências estão o mau cheiro e os relatos de que a meia está “escorregando” na perna.

Qual a Forma Correta de Lavar?

Geralmente, as instruções de lavagem das meias de compressão são informadas na etiqueta de cada modelo/fabricante. A lavagem faz com que se preserve a compressão ideal da meia.

Algumas meias possuem orientações de serem lavadas à máquina e outras não. Assim, para não correr risco de errar, o ideal é seguir a orientação da etiqueta.

E Qual a Periodicidade da Lavagem?

Via de regra, é bom usar sempre uma meia já lavada e seca. Se você tem apenas uma meia de compressão, a tarefa será mais complexa e desgastante, pois terá de lavar as meias todos os dias. 

O recomendado é que você tenha sempre mais de uma meia de compressão para facilitar essa tarefa.

Afinal, as meias de compressão são especialmente desenvolvidas para realizar uma determinada compressão. Por isso, a lavagem é tão importante quanto a escolha da compressão e do tamanho adequado. Usar uma meia sem lavar muda de forma significativa a sua compressão

No caso das meias antitrombo citadas neste post, além de outros tipos de meias, você facilmente encontra em Lojas Especializadas em Meias de Compressão Antitrombo

Se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de compartilhar nas redes sociais ou enviar para alguém que gostaria de saber das informações que estão nesse conteúdo, com isso, você ajudará muitas pessoas que podem estar procurando informações como essas.

Related Posts

Deixe um comentário